As soon as you open an account Bet365 will send you a 10 digit Offer Code via email. Receive Your £200 bet365 Welcome Promo Bonus plus £50 Mobile Promo

Vistas das ruas Direita e Raimundo Correia e Praça Dr. Antenor Lemos

Confesso que está sendo muito divertido compor essas matérias comparativas. É a realização de um sonho, que era poder comparar, na mesma tela, o antes e depois de nossas mais diversas vias. Sempre que surge uma fotografia inédita de São Gonçalo nos tempos idos, eu vivo um grande êxtase. Como já abordei aqui, esse acervo era muito restrito. Que bom que a internet nos trouxe essa facilidade em adquirir material inédito!

Estação foi demolida em 1966 para ampliação da Praça Alberto Siqueira

Quem nasceu depois de 1966 não pode conhecer a estação ferroviária de São Gonçalo; nem suas ruínas, porque nem ruínas sobraram: ela foi demolida e deu lugar a uma ampliação da Praça Alberto Siqueira. Eu sou um dos tantos que não pode desfrutar da beleza arquitetônica que representava aquela estação tão sonhada. É bom salientar que por longos 30 anos a extensão do ramal da RMV de Campanha foi um anseio principal da população são-gonçalense. Por fim, em 25 de agosto de 1930 a estação ferroviária de São Gonçalo do Sapucaí recebia seu expresso inaugural.

Foto rara mostra vista da Rua Direita na década de 1920

Eu estava na quinta série do ensino fundamental, quando tive a oportunidade de ver, pela primeira vez, fotos antigas de São Gonçalo do Sapucaí. Me lembro como se fosse ontem, porque aquilo foi marcante demais para mim. Era próximo ao aniversário da cidade, e o Banco do Brasil sediou uma exposição com imagens do acervo do saudoso Sr. César Ayres. Algum tempo depois Dona Celeste Noviello brindou a população são-gonçalense com seu emblemático Minha Terra, que trazia então imagens inéditas de nossa cidade. E o que me motivou a fazer esta série de comparações foi justamente um grande problema que aflige os olhares mais cuidadosos: a monstruosa diferença dos atuais cenários. A mudança foi tamanha em certos casos, que à primeira vista não parece se tratar do mesmo local; em outros casos, a confusão é tamanha que nem dá pra saber qual é aquele local.

Antiga arquitetura remontava ao período da colonização da cidade

O primeiro artigo desta série, o qual postei ainda no domingo, teve uma boa repercussão, de modo que resolvi adiantar o bis, e hoje trago mais uma série de comparações entre o passado e presente das ruas de São Gonçalo. Escolhi algumas fotos antigas aleatoriamente, e fui até o local refazê-las. Está um pouco difícil fazer a escolha, até porque são centenas de fotos, por isso conto com o a ajuda de vocês leitores, através da sugestão de imagens que devem ser relidas.

Últimas Postagens

Nossa Equipe

  • avatar karol

    KAROL ARIMATEYAH

    Jornalista responsável - MTE nº: 20.244/mg

  • avatar flavio

    FLÁVIO AUGUSTO

    jornalista - mte nº: 20.245/mg