26
Sex, Mai

Anastasia é eleito relator de comissão: "Deus me concedeu dom da serenidade"

América do Sul
Tipografia

Um dos principais nomes do PSDB no Senado Federal, Antônio Anastasia (MG) foi eleito para ser o relator do parecer sobre a admissibilidade do processo do impeachment na Casa em votação realizada em sessão nesta terça-feira (26).

A indicação do ex-governador de Minas Gerais para assumir a função era prioridade para os opositores de Dilma Rousseff, que se viram em uma acalorada discussão com governistas que tentavam barrar seu nome para a relatoria. 

"Agradeço a confiança dos meus pares para o exercício da função", disse Anastasia ao se sentar na mesa da presidência da comissão. "Ouso parafrasear [o ex-presidente] Juscelino Kubitschek e dizer que Deus me concedeu o dom da serenidade [...] Com o senso de responsabilidade e seriedade que sempre me caracterizaram, reitero a responsabilidade de relator desta comissão, de maneira democrática."

Apesar da confirmação da escolha, mesmo após o posicionamento do presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB), de manter a indicação do tucano Antônio Anastasia (MG) para a relatoria do processo, governistas insistiam em tentar barrá-lo.

Eles argumentavam que o senador já tem posição formada e que não possui isenção para avaliar o impeachment. No entanto, não havia entre os demais senadores qualquer interesse de impedir a atuação de Anastasia. Após mais de duas horas de discussões, ele foi oficializado como relator da comissão.

Assine a nossa newsletter para receber gratuitamente notificações via e-mail de nossas promoções, eventos e novidades.