23
Dom, Abr

Imprensa internacional repercute decreto de calamidade pública do RJ

Brasil
Tipografia

Medida do governo estadual foi notícia no exterior.
Decreto foi manchete em grandes jornais.

reuters

Agência de notícias Reuters destacou decreto de calamidade pública em função da crise financeira no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Reuters.com)

O decreto de calamidade pública em função da crise financeira no Rio de Janeiro gerou repercussão imediata na imprensa internacional na tarde desta sexta-feira (17).

A agência de notícias Reuters destacou: "Rio declara estado de emergência financeira".

O decreto também foi manchete nos sites do jornal americano The New York Times e no site da rede de TV americana NBC.

Essa é a primeira vez na história que o estado toma medida semelhante na área financeira. Segundo o governador em exercício, Francisco Dornelles, o decreto em como objetivo "apresentar à sociedade do Rio de Janeiro as dificuldades financeiras do estado, abrindo caminho para medidas duras no campo financeiro”. Segundo o decreto, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do estado, o motivo é a "grave crise financeira", que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização da Olimpíada e da Paraolimpíada. A publicação acontece a 49 dias dos Jogos Olímpicos.

De acordo com o texto, o governo teme um "total colapso na segurança pública, na saúde, na educação, na mobilidade e na gestão ambiental".

"Ficam as autoridades competentes autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais, com vistas à realização dos Jogos", diz o artigo 2° do decreto.

Ainda de acordo com o texto, as autoridades competentes ainda "editarão os atos normativos necessários à regulamentação do estado de calamidade pública para a realização dos Jogos".

 

© G1 - Notícias

Assine a nossa newsletter para receber gratuitamente notificações via e-mail de nossas promoções, eventos e novidades.